Robô Perseverance pousa com sucesso na cratera Jezero em Marte
Robô Perseverance pousa com sucesso na Cratera Jezero em Marte
O robô Perseverance pousou com sucesso na Cratera Jezero em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021, depois de uma viagem de quase 500 milhões de quilômetros. Pesando o mesmo que um Honda Fit, todos os sistemas do robô serão testados nas próximas semanas, antes que ele possa começar sua missão de dois anos de pesquisa. Durante esse período sua energia será fornecida por um pequeno gerador nuclear.
Parte dos materiais coletados pela Perseverance serão trazidos de volta à Terra pela futura missão Mars Sample Return, atualmente sendo planejada pela NASA e pela ESA (European Space Agency). Segundo Lori Glaze, diretora da Planetary Science Division da NASA, “verificar que vida marciana microscópica já existiu exige um prova sólida… Nós podemos aprender muito com os instrumentos a bordo do robô Perseverance, mas provavelmente vamos precisar da maior capacidade dos laboratórios aqui na Terra para dizer se as amostras realmente possuem evidência de vida.”
Pensando em futuras viagens tripuladas, um dos mais importantes instrumentos de pesquisa da Perseverance é o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE), que vai tentar produzir oxigênio a partir da atmosfera marciana, rarefeita e composta principalmente de dióxido de carbono.
Igualmente importante para a futura exploração de Marte é o Ingenuity, um pequeno helicóptore preso na barriga do robô. Ele será lançado apenas daqui a um ou dois meses, depois que todos os instrumentos e sistemas da Perseverance tiverem sido testados. Um helicóptero deverá trazer uma perspectiva aérea para futuras missões, ajudando a decidir alvos e transportando suprimentos.
Após o lançamento do Ingenuity, o robô iniciará sua procura por vestígios de vida.
Fonte: NASA
Confira outros posts como esse.
Subscreva
Subscreva para acompanhar notícias sobre o setor aeroespacial: