TV LG QNED Mini LED. É melhor do que um televisor LCD convencional?

No final de dezembro de 2020 a LG lançou sua TV QNED Mini LED. Segundo a empresa esses televisores se posicionarão logo abaixo de seus modelos OLED.

A denominação QNED Mini LED vem de “Quantum Dot + NanoCell + Mini LED”.

Quantum Dots se referem a cristais fosforescentes extremamente pequenos que brilham quando atingidos pela luz. A cor dos Quantum Dots varia em função do seu tamanho. Quando uma luz de LED azul passa por um filme com linhas de Quantum Dots vermelhos e verdes, e linhas vazias, as três cores fundamentais são geradas. Combinando-se essas três cores puras, forma-se uma luz branca de fundo de qualidade superior ao de uma TV LCD convencional.

TV QLED
Quantum Dots geram maior amplitude de cores e brancos de maior qualidade

A TV QNED Mini LED associa essa tecnologia de Quantum Dots com mini LED’s. São ao todo quase 30.000 mini LED’s, divididas em 2.500 regiões de “dimming”. Essa tecnologia de LED’s menores com montagem compacta oferece um brilho mais intenso e homogêneo por toda a tela. E o maior número de regiões de “dimming’ permite maior controle da luz de fundo, levando a pretos mais profundos. A combinação desses dois fatores gera níveis de contraste que a LG afirma chegarem a 1.000.000:1.

LG QNED Mini LED
LG QNED Mini LED TV

É um salto de qualidade, mas ainda há um abismo em relação ao controle oferecido pelas TV’s OLED. Uma TV 4K possui 8.294.400 pixels. No modelo QNED Mini LED da LG cada região de “dimming” terá mais de 3.000 pixels; essa é a quantidade de pixels que são desligados ou ligados em conjunto. Já em uma TV OLED 4K cada um dos 8.294.400 pixels é controlado individualmente.

Finalmente a tecnologia NanoCell se refere a uma película de partículas que absorvem comprimentos de onda indesejados, aumentando a pureza, sobretudo das cores vermelho e verde. Assim as cores ficam mais precisas, mesmo em ângulos de visão mais abertos.

Em resumo, na comparação com televisores LCD convencionais, a TV QNED Mini LED possui brancos mais claros, pretos mais profundos, cores mais puras e vibrantes e contrastes maiores.

Fonte: LG

Confira outros posts como esse.

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias do mundo da tecnologia:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: