Boeing deve iniciar entrega do novo F-15EX à Força Aérea Americana

Boeing deve iniciar entrega do novo F-15EX à Força Aérea Americana

A Boeing se prepara para iniciar a entrega de duas unidades do novo F-15EX à Força Aérea Americana. O modelo realizou seu primeiro voo no início de fevereiro. A decolagem foi de um aeroporto em St. Louis, Estados Unidos, completando 90 minutos de testes de equipamentos de bordo, sistemas avançados e software. O desempenho foi exatamente como planejado, mostrando que o avião é seguro e está pronto para entrar em serviço.

boeing entrega f-15ex
Um dos dois modelos prontos do F-15EX

O F-15EX é a mais nova variante do F-15, que voou pela primeira vez em 1972. A Boeing decidiu investir nessa plataforma, que agora é capaz de incorporar os mais modernos e avançados sistemas de gerenciamento de batalha, sensores e armas. O F-15EX opera com fly-by-wire, seu cockpit é totalmente digital, seu radar é do tipo AESA (oferece capacidade superior de detecção, acompanhamento e defesa) e seu computador de missões é considerado o mais rápido do mundo. Ele possui ainda um sistema de guerra eletrônica (EPAWSS) que integra informações do radar e de geo-localização para detectar e combater riscos na terra e no ar.

boeing entrega f-15ex
Cockpit totalmente digital do F-15EX

A estrutura digital do novo F-15EX permite que no futuro ele incorpore novas tecnologias, uma demanda da Força Aérea Americana. Ou seja, trata-se de um avião que voa há quase 50 anos, e que agora, atualizado, pode voar por pelo menos mais 15.

F-15 voando em 1972

Em julho de 2020 a Força Aérea Americana concedeu à Boeing um contrato para montar inicialmente oito F-15EX, com opção para outros 144.

Algumas especificações técnicas do F-15EX:

Comprimento: 19,45 m
Altura: 5,65 m
Envergadura: 13,05 m
Propulsão: Duas turbinas P&W F100 ou duas turbinas GE F110 de 13.154 kg de força com o “afterburning”
Peso: 20.411 kg
Peso máximo para decolagem: 36.700 kg
Velocidade máxima: 3.017 km/h

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias do mundo da aviação:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: