Missão Perseverance da Nasa chega a Marte em 18/02/2021

Missão Perseverance da Nasa chega a Marte em 18/02/2021

Depois de 7 meses de viagem a missão Perseverance da Nasa deve chegar a Marte na semana que vem.

O robô Perseverance vai pousar na cratera Jezero. Os cientistas da NASA acreditam que essa área um dia foi o delta de um rio, que, há mais de 3,5 bilhões de anos, descia as paredes da cratera, criando um lago. É possível que vida microbiana tenha existido nesse local. A cratera Jezero tem 45 Km de largura, e está localizada na parte ocidental de uma planície chamada Isidis Planitia, que fica próximo do equador marciano. O local de pouso fica 3.700 Km da cratera Gale, onde se encontra o robô da missão Curiosity.

perserverance nasa marte 2021
Cratera Jezero

A missão Perseverance tem como objetivo estudar as rochas e a topografia do local de aterrissagem e buscar sinais de vida. As amostras coletadas serão armazenadas para serem trazidas de volta à Terra por missões futuras. A missão deve também testar tecnologias que possam um dia sustentar a vida humana em Marte, e ajudar na exploração do planeta: o Ingenuity, um helicóptero, fará o primeiro voo com propulsão em Marte.

A espaçonave da missão Perseverance é composta de 5 estágios:

Estágios da missão Perseverance

Cruise Stage: esse estágio possui painéis solares, antenas de rádio, tanques de combustível e pequenos foguetes, sendo responsável por manter o fornecimento de energia, a comunicação e a direção da missão durante os 7 meses de viagem.

Backshell: junto com o “heat shield”, protege o robô durante a descida pela atmosfera marciana. O “backshell” também possui alguns foguetes que disparam durante a fase guiada da descida. No topo do “backshell” fica abrigado o paraquedas que é disparado na descida em Marte.

Heat Shield: ajuda a proteger o robô do calor provocado pelo atrito com a atmosfera marciana; suporta temperaturas de até 1.300 graus Celsius.

Descent Stage: esse estágio se separa do “backshell” e usa 8 foguetes para reduzir a velocidade na fase final da descida. Ele contem também o radar de pouso. Um pouco antes do toque no solo, o “descent stage” abaixa o robô Perseverance por um sistema chamado “skycrane maneuver” (cabos que baixam o robô nos segundos finais do pouso). Assim que o robô toca o solo, o “descent stage” voa para longe.

Robô Perseverance: um robô de 6 rodas, carregado com sete instrumentos de pesquisa:

  • Mastcam-Z: uma câmera panorâmica, que será usada para identificação de minerais e para ajudar a manobrar o robô.
  • Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA): sensores que medem temperatura, velocidade e direção do vento, pressão, humidade e tamanho e forma da poeira. Tais estudos devem ajudar a entender alterações diárias e sazonais em Marte.
  • Mars Oxygen ISRU Experiment (MOXIE): um experimento para produzir oxigênio a partir do gás carbônico, que compõe 96% da atmosfera marciana. O MOXIE deve mostrar que é possível utilizar os recursos naturais de Marte para sustentar a vida humana em futuras missões tripuladas.
  • Planetary Instrument for X-ray Lithochemistry (PIXL): um espectrômetro para determinar a composição de materiais na superfície de Marte.
  • Radar Imager for Mars’ Subsurface Experiment (RIMFAX): um radar capaz de penetrar o solo para fornecer uma imagem de sua estrutura geológica.
  • Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals (SHERLOC): um espectrômetro que usa um laser para detectar compostos orgânicos.
  • SuperCam: um instrumento que detecta a presença de compostos orgânicos em rochas.
perserverance nasa marte 2021
Robô Perseverance
Subscreva

Subscreva para acompanhar as notícias da missão Perseverance:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: