Apple pode lançar um carro elétrico em parceria com outra montadora

Apple pode lançar um carro elétrico

Há anos surgem especulações sobre a possibilidade de a Apple lançar um carro elétrico. Nesse início de 2021, a Hyunday confirmou que está em conversas iniciais com a Apple para uma possível parceria para o desenvolvimento tanto desse veículo quanto de baterias. O cronograma prevê que os primeiros produtos podem chegar ao mercado na segunda metade dessa década.

Posteriormente a Hyundai tentou desviar o foco da Apple, afirmando que as conversas avançam com uma série de empresas. Tarde demais, o Mundo já tem a confirmação oficial de que a Apple quer entrar nesse mercado.

Apple carro elétrico
Sede da Apple em Cupertino, Califórnia

Uma confirmação de intenção não significa que o projeto se concretizará. A Apple é conhecida por seu conservadorismo no desenvolvimento de produtos. Mesmo no seu próprio meio ambiente, o mercado de smartphones, a Apple está sempre anos atrás de suas concorrentes na adoção de novas tecnologias: um iPhone dobrável, ou com câmera frontal escondida, por exemplo, não está em nenhum horizonte próximo.

Há um outro fator que levanta dúvidas sobre quão longe vai esse projeto da Apple. A empresa opera hoje na venda de computadores, smartphones e acessórios premium, com uma alta margem de lucro, O mercado de carros, por outro lado, possui margens baixas, voláteis, além de exigir investimentos elevados, e enfrentar forte regulamentação. Nada disso parece combinar com o DNA da Apple.

O sucesso da Tesla, entretanto, deve fazer com que a Apple não desista do projeto de um carro elétrico. Elon Musk já confirmou que há alguns anos ele ofereceu a Tesla ao CEO da Apple, Tim Cook. Cook não se interessou. Na época a Tesla estava à beira da falência. Hoje a Tesla é uma das empresas com maior valor de mercado, e Musk é o homem mais rico do mundo.

Apple não quis comprar a Tesla
Apple não quis comprar a Tesla

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: