Panasonic desenvolve projetor de imagens para auxiliar em cirurgias

A Panasonic desenvolveu um projetor de imagens que pode revolucionar a forma como as cirurgias são realizadas.

O chamado Medical Imaging Projection System (MIPS) captura as imagens da cirurgia por uma câmera de infravermelho, processa as informações, e faz uma projeção no corpo ou no próprio órgão do paciente, conforme determinação do cirurgião. O sistema acompanha alterações na forma e posição dos órgãos em tempo real, ajustando automaticamente as informações projetadas.

Panasonic projetor imagens cirurgias
O MIPS da Panasonic pode revolucionar a forma como as cirurgias são realizadas

São muitas as aplicações possíveis do MIPS. Em uma cirurgia de fígado, por exemplo, o sistema pode projetar qual a parte do órgão que deve ser removida. E conforme o cirurgião mexe no órgão, a projeção se ajusta, mantendo a cada segundo a indicação perfeita da região desejada. O sistema deve ajudar também na recuperação dos pacientes: como as incisões poderão ser feitas em linhas projetadas com precisão milimétrica, deverá haver menos sangramentos, facilitando a recuperação, com menor tempo de internação.

O MIPS projeta sobre o próprio órgão informações pré-definidas pelo cirurgião

As condições em uma sala de cirurgia não são ideais, por isso o MIPS foi projetado para funcionar bem mesmo quando o objeto está balançando ou vibrando. Além disso, ele pode ser facilmente movido de uma posição para outra, de tal forma que os cirurgiões podem posicioná-lo onde for mais conveniente.

No desenvolvimento do MIPS a Panasonic combinou seus conhecimentos em câmeras de uso médico com tecnologias de projeção de imagens. Participaram do projeto a empresa Mitaka Kohki Co, Ltd. e a Universidade de Kyoto. A Mitaka Kohki é uma empresa japonesa especializada no desenvolvimento de microscópios cirúrgicos.

Fonte: PanasonicMitaka Kohki Co, Ltd

Confira outros posts como “Panasonic desenvolve projetor de imagens para auxiliar em cirurgias”.

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias do mundo da tecnologia:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: