NASA coletará dados da entrada da Perseverance na atmosfera de Marte

NASA coletará dados da entrada da Perseverance na atmosfera de Marte

Depois de uma viagem de quase 500 milhões de quilômetros, a Perseverance se prepara para pousar no planeta vermelho. A bordo da espaçonave está o chamado MEDLI2, um conjunto de sensores que a NASA usará para medir variáveis críticas do turbulento processo de entrada da Perseverance na atmosfera de Marte. Os dados obtidos devem ajudar no projeto de sistemas de entrada de futuras missões.

O MEDLI2 inclui 28 sensores distribuídos no “heat shield” e no “backshell”. Essas duas partes, que formam uma capsula em volta da Perseverance, têm a função de proteger todos os sistemas das temperaturas e pressões extremas no processo de entrada e descida em Marte. Os sensores devem coletar dados sobre o comportamento térmico do “heat shield” e do “backshell”, densidade da atmosfera marciana, e influência dos ventos na trajetória do veículo.

entrada Perseverance atmosfera Marte
Sensores do MEDLI2 instalados na pare interna do Heat Shield

Segundo Henry Wright, gerente de projetos do MEDLI2, (tradução livre) “testes recentes, realizados durante a viagem a Marte, mostraram que todos os sistemas sobreviveram às duras condições do voo e estão funcionando perfeitamente.”

A Perseverance vai religar o MEDLI2 cerca de 5 horas antes do início do processo de entrada na atmosfera marciana. Então os instrumentos fornecerão a cada 45 minutos dados sobre as temperaturas nas superfícies da espaçonave. 10 minutos antes da entrada na atmosfera marciana, a coleta de dados passará a ser continua. Nos últimos 100 segundos, o veiculo estará na fase supersônica do voo, quando serão coletados dados sobre velocidade e direção do vento.

O MEDLI2 será desligado 10 segundos após o lançamento do paraquedas supersônico. Os dados coletados, armazenados no robo Perseverance, serão enviados à Terra apenas uma semana após o pouso, que ocorrerá em 18 de fevereiro, quinta-feira.

entrada Perseverance atmosfera Marte
Perseverance tocará o solo em Marte, já sem o “heat shield” e o “backshell”

Confira outros posts como esse.

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias sobre o setor aeroespacial:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: