Tesla anuncia crescimento na produção e venda do Model 3

O Model 3 é a grande aposta da Tesla para acelerar a transição para veículos totalmente elétricos. Lançado em 2017, sua produção está aumentando para o mercado americano e em breve alcançará outros mercados com direção no lado esquerdo. Em 2019 o modelo chega nos mercados com direção do lado direito.

Tesla Model 3

O Model 3 compete nos Estados Unidos com o Mercedes Classe C, com a BMX Série 3, com o Audi A4 e com o Lexus IS. Em abril o Model 3 e o Mercedes Classe C lideravam o mercado, cada um com pouco mais de um quarto do mercado, com uma pequena vantagem ainda para o Classe C, mas com uma clara tendência de crescimento do Model 3.

Em abril de 2018 a produção do Model 3 atingiu o ritmo de 2,270 unidades por semana. Por meses a unidade de baterias da fábrica da Tesla era o gargalo na produção do Model 3. Com a introdução de algumas linhas semi-automáticas, esse gargalo foi superado, e a empresa agora acredita que pode levar a produção para o ritmo de 5.000 carros por semana num período de alguns meses. No médio prazo a empresa acredita que a produção pode chegar a 10.000 unidades por semana.

Tesla Model 3 Logo

Assim que a empresa atingir essa meta de produção ela pretende começar a oferecer novas opções, como all-wheel-drive e um modelo mais básico com um kit de bateria com menor capacidade, tornando o preço do Model 3 ainda mais competitivo.

O Model 3 é uma revolução dentro de uma empresa que já vem revolucionando o mercado automobilístico. Sua linha de montagem conta com apenas 50 etapas; todos os Model 3 usam um único “body frame” (enquanto o Model S usa mais de 80); seu cabeamento pesa 50% menos do que o de um veículo equivalente, e possui apenas uma pequena fração de conectores, controladores e CPUs. Tudo isso é resultado de um carro bem projetado.

A bateria dos carros elétricos é uma das maiores preocupações dos consumidores. No Model 3 da Tesla ela vem com uma garantia de quase 200.000 Km, e é tão eficiente e relativamente leve, que o peso do Model 3 é próximo do peso de seus competidores diretos com motor de combustão interna.

Finalmente, a pergunta que fica é quando o Model 3 ou qualquer outro modelo da Tesla chega ao Brasil. Infelizmente não há previsão. O uso de carros totalmente elétricos deve estar casado com investimentos na infraestrutura de carregamento das baterias. Trata-se de uma decisão mais complexa do que simplesmente importar o veículo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: