Por que a tecnologia IPS dominou o mercado de smartphones por tantos anos?

Por que a tecnologia IPS dominou o mercado de smartphones por tantos anos?

ips

IPS (In-Plane Switching) é um tipo de tela LCD, desenvolvido pela Hitachi em 1996 com o objetivo de corrigir algumas limitações das telas TN LCD então produzidas, especialmente a perda de qualidade de imagem quando vista em ângulo.

Nas telas IPS as moléculas de cristais líquidos são alinhadas paralelas à tela, oferecendo uma imagem com maior nitidez e qualidade mesmo em ângulos de mais de 170 graus, quase paralelo à tela.

Essa característica da tecnologia IPS é um dos motivos que fez com que por anos ela dominasse o mercado de smartphones e tablets, aparelhos usados para assistir a vídeos e ver fotos, normalmente em ângulos não perpendiculares à tela.

Uma segunda característica das telas com a tecnologia IPS que é fundamental para aparelhos touch-screen, como smartphones e tablets, é o fato de elas não alterarem sua aparência quando tocadas (imagem ao lado).

Desvantagens

As telas IPS consomem cerca de 15% mais energia do que as telas com a tecnologia anterior, as telas TN. As telas IPS também exigem uma luz de fundo, ao contrário das telas AMOLED. Isso tem um efeito direto na duração das baterias, uma variável fundamental na avaliação de qualquer smartphone.

O tempo de resposta dos pixels também é maior na tela IPS do que na tela TN ou AMOLED.

O tempo de resposta corresponde ao tempo que um pixel leva para mudar de um estado para outro. Em situações extremas, isso pode fazer com que objetos em movimento na tela deixem uma sombra ou fantasma atrás deles. Em uma tela TN o tempo de resposta é de cerca de 1 milisegundo; na tela IPS, 4 ou 5 milisegundos.

A verdade é que é difícil para um usuário comum perceber algum efeito nas imagens em decorrência desses milisegundos a mais. Exceto para jogos pesados e rápidos nas mãos de usuários muito sensíveis, esse efeito passará despercebido.

Conclusão

Essa combinação de vantagens facilmente percebíveis e valorizadas com desvantagens diluídas ou quase imperceptíveis fez com que as telas IPS dominassem o mercado de aparelhos smartphones e tablets. Até serem desafiadas pela chegada da tecnologia AMOLED…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: