Easyrain, Bosch e Italdesign testam sistema contra aquaplanagem

Easyrain, Bosch e Italdesign testam sistema contra aquaplanagem em carro de produção em série

As empresas Easyrain, Bosch e Italdesign testaram pela primeira vez um sistema contra aquaplanagem em um veículo de produção em série. O sistema, chamado AIS (Aquaplaning Intelligent System) aumenta a segurança ao se dirigir em pista molhada. O sistema é resultado do trabalho conjunto das três empresas ao longo dos últimos anos.

sistema contra aquaplanagem
Sistema contra aquaplanagem da Easyrain

Esse é o primeiro sistema capaz de evitar a aquaplanagem, um fenômeno que causa dezenas de milhares de acidentes anualmente em todo o mundo. O Easyrain AIS (Aquaplaning Intelligent System) joga um jato de água na frente dos pneus dianteiros, dissipando a camada excedente de água no asfalto, e assim restaurando o controle de direção do veículo.

O sistema hidráulico do AIS é composto por uma bomba e por dois injetores. Esse sistema é imediatamente ativado assim que um software chamado Easyrain DAI (Digital Aquaplaning Information) percebe a iminência da aquaplanagem. O DAI funciona como uma espécie de sensor virtual, integrando informações vindo de sensores já existentes nos pneus, de sensores relacionados a direção autõnoma, e de tecnologia Smart City 5G. Não é necessário nenhum novo sensor específico para o AIS.

sistema contra aquaplanagem
Teste de funcionamento do AIS

O AIS também é muito leve: pesa menos de 5Kg. Ele não precisa de nenhum novo reservatório de água; a água utilizada é a do próprio reservatório do limpador de para-brisa.

Giovanni Blandina, fundador e presidente da Easyrain afirmou: “o AIS está pronto e sendo testado em um veículo de produção em série… Esse teste é uma etapa fundamental no desenvolvimento do sistema, para que ele possa entrar na fase de industrialização… Nosso sistema resolve um problema até hoje sem solução.”

Nos testes o AIS aumentou a performance do veículo em 35% nas retas e em 30% nas curvas.

sistema contra aquaplanagem
AIS melhorou performance do veículo em retas e em curvas

Confira outros posts como esse.

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias do mundo da tecnologia e dos carros:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: