TVs QLED

O “Q” no nome QLED se refere a Quantum dots. Antes de entrarmos nos detalhes dessa tecnologia é importante que você entenda como funciona uma TV LCD, uma vez que as TVs QLED nada mais são do que um modelo de TV LCD.

Uma TV LCD funciona com uma luz branca de fundo que é filtrada por uma película de cristal líquido formada por milhões de pequenos elementos, chamados pixels, cada um com três subpixels, um vermelho, um verde e um azul. Esses subpixels podem abrir e fechar, permitindo que sua cor passe ou não. Assim quando um pixel com os subpixels vermelho e azul fechados é atingido pela luz de fundo, apenas a cor verde passa; nossos olhos verão esse pixel como verde. Se outro pixel com seus três subpixels abertos for atingido pela luz de fundo, as 3 cores se combinam aos nossos olhos, e veremos a cor branca. Quando os três subpixels estão fechados, nenhuma (ou quase nenhuma) luz passa, e aos nossos olhos o pixel é preto. Dessa forma, com cada um dos milhões de pixels assumindo uma cor diferente, forma-se uma imagem na tela.

As TVs LED utilizam LEDs para emitir a luz branca de fundo mencionada no parágrafo anterior. O problema é que LEDs não emitem uma luz perfeitamente branca naturalmente, mas sim uma luz azulada. Isso é compensado pelos fabricantes recobrindo-se os LEDs com elementos que deslocam a luz para mais próximo do branco. Mas não um branco perfeito! Esse é o desafio: encontrar uma fonte de luz mais próxima do branco perfeito.

Quantum Dots são cristais fosforescentes extremamente pequenos (da ordem de apenas algumas dezenas de átomos), que brilham quando atingidos pela luz. A cor desse brilho varia em função do seu tamanho: os menores ficam azul; os maiores, vermelho; os verdes têm um tamanho intermediário.

As TVs QLED utilizam-se de um filme saturado com esses Quantum Dots, e LED azul como luz de fundo, ao invés de LED branca. Uma linha de filme possui Quantum Dots vermelhos; outra linha, Quantum Dots verdes; e uma terceira linha representa um pixel vazio. A luz de LED azul passa por esse pixel vazio gerando a componente azul da luz final, enquanto os Quantum Dots vermelhos e verdes se encarregam das componentes vermelho e verde. Essas três cores puras atingem o painel LCD, que pode formar imagens com um enorme espectro de cores de alta qualidade.

Fica claro que as TVs QLED são na verdade um tipo de TV LCD. Isso significa que ela ainda apresenta as limitações características dessa tecnologia. Por exemplo: quando os cristais líquidos se fecham para impedir a passagem da luz e fazer com que o pixel apareça como preto para o espectador, sempre passa alguma luz, fazendo com que a tela fique cinza, e não totalmente preta, como quando a TV é desligada.

.

Outros posts que podem lhe interessar:

Os melhores celulares vendidos no Brasil.

Os celulares mais baratos no Brasil.

Preços de celulares nos Estados Unidos.

Preços de carros nos Estados Unidos.

Preços Mc Donalds nos Estados Unidos.

Preço da gasolina nos Estados Unidos.

Preços de compras de supermercado nos Estados Unidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: