Como funciona a TV QLED? Como ela se compara à TV LCD comum?

TV QLED é apenas um tipo de TV LCD.

As TVs LCD funcionam com uma luz de fundo que é filtrada por uma película de cristal líquido formada por milhões de pixels, cada um com três subpixels, um vermelho, um verde e um azul. Esses subpixels podem abrir e fechar, permitindo que sua cor passe ou não. Assim, um pixel pode assumir as cores vermelho, verde ou azul (quando apenas um dos subpixels está aberto), branco (quando os três subpixels estão abertos, e as cores se combinam), ou preto (quando os três subpixels estão fechados, e a maior parte da luz de fundo é bloqueada).

A luz de fundo das TVs LCD deveria ser fornecida por LEDs brancos. O problema é que LEDs emitem uma luz levemente azulada. Isso é compensado pelos fabricantes recobrindo-se os LEDs com elementos que deslocam a luz para mais próximo do branco. Mas não um branco perfeito!

Assim as TVs LCD tradicionais têm duas limitações fundamentais: a luz de fundo faz com que os brancos sejam levemente azulados, e o fato de os cristais líquidos não impedirem totalmente a passagem de luz faz com que os pretos não sejam perfeitos.

A TV QLED utiliza cristais fosforescentes extremamente pequenos, Quantum Dots (daí o nome da TV), que brilham quando atingidos pela luz. A cor dos Quantum Dots varia em função do seu tamanho: os menores emitem a cor azul; os maiores, vermelho; os verdes têm um tamanho intermediário.

quantum dots
O tamanho dos quantum dots define sua cor

Quando uma luz de LED azul passa por um filme com linhas de Quantum Dots vermelhos e verdes, e linhas vazias, as três cores fundamentais são geradas. Combinando-se essas três cores puras, forma-se uma luz branca de fundo de qualidade superior ao de uma TV LCD tradicional. Essa luz branca então incide sobre a película de cristal líquido, como em qualquer TV LCD.

TV QLED
A TV QLED e a LCD comum trabalham com luz de fundo, mas as tecnologias são diferentes

Como resultado, a TV QLED é energeticamente mais eficiente, possui mais cores, e tem um branco mais puro do que em uma TV LCD comum. O problema com a cor preta, entanto, continua. O preto perfeito só é alcançado pelas TVs OLED.

TV QLED
A TV QLED pode apresentar até 1 bilhão de cores

Fonte: Samsung

Veja outros posts como TV QLED vs LCD

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: