BMW utilizará alumínio produzido com o uso de energia solar

Emirates Global Aluminium fornecerá à BMW alumínio produzido com energia elétrica proveniente de usina solar.

O Grupo BMW prevê que até 2030 haverá 4,5 milhões de seus veículos totalmente elétricos rodando pelas ruas. Nesse tipo de veículo, as emissões de CO2 durante sua vida útil são pequenas, mas o consumo de energia ao longo da cadeia de produção é muito alta.

Isso ocorre, porque, para compensar o elevado peso das baterias, esses veículos utilizam muito alumínio (na estrutura, nos motores,…). O problema é que a produção tanto de baterias quanto de alumínio consomem muita energia. Assim, ironicamente, a migração para veículos que não poluem, faria com que as emissões de CO2 na cadeia de fornecedores do Grupo BMW crescessem mais de 30% nessa década.

Para reverter essa tendência, a empresa pretende comprar baterias e alumínio produzidos com a utilização de energia renovável. Os fornecedores de baterias já concordaram que todas as baterias de quinta geração utilizadas nos veículos da marca serão produzidas apenas com energia limpa.

BMW Gen5 High-Voltage-Battery será produzida com energia renovável

Agora o Grupo BMW está se estruturando com a Emirates Global Aluminium (EGA), que fornecerá alumínio produzido com energia elétrica proveniente de usina solar. A energia consumida pela EGA virá daquela que será a maior usina solar do Mundo: a Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Solar Park, localizada no deserto de Dubai.

A Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Solar Park será a maior usina solar do Mundo

Cerca de metade do alumínio usado na BMW Group Plant Landshut virá da EGA. Em 2020, os 1600 empregados dessa metalúrgica produziram 2,9 milhões de componentes, incluindo peças para motores e grandes peças estruturais, que foram fornecidos para as fábricas da BMW.

BMW alumínio energia solar
BMW Group Plant Landshut utilizará alumínio produzido com energia elétrica proveniente de usina solar

Segundo Andreas Wendt, responsável por compras na BMW, “nós devemos atender 50% de nossas metas de redução de CO2 na cadeia de fornecedores apenas com o uso de energia renovável. O uso de energia elétrica proveniente de usinas solares é um grande passo nessa direção”.

Fonte: BMW

Confira outros posts como “Carros Elétricos puxam vendas do Grupo BMW em 2020”.

Subscreva

Subscreva para acompanhar notícias sobre o mercado de veículos:

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: