Tecnologia

O que são as Telas OLED? Quais as vantagens, oportunidades e riscos?

O que são telas OLED?

Nas telas OLED (Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Orgânico Emissor de Luz), em cada pixel, um filme de material orgânico é colocado entre dois condutores. Quando uma corrente elétrica passa pelo conjunto, o material orgânico emite luz. Assim, os pixels emitem a própria luz; e, quando desligados, ficam totalmente pretos.

Telas OLED

Vantagens e Oportunidades

Uma vantagem das telas OLED é a qualidade da imagem. Cada um de seus pixels é iluminado e apagado separadamente. Quando apagado, ele fica totalmente preto, garantindo o máximo contraste possível, algo impossível nas telas LCD.

Essa mecânica de funcionamento, com cada pixel iluminando e apagando separadamente, também aumenta os ângulos de visão, praticamente sem perda de qualidade da imagem.

Uma terceira vantagem das telas OLED em relação às telas LCD é que elas são mais leves, mais finas e mais flexíveis, uma vez que dispensam uma luz de fundo. A espessura das TVs OLED atuais pode ser de menos de 5mm, podendo ser penduradas na parede de forma a se integrar com a decoração. Há ainda modelos conceito que podem ser enrolados quando desligados.

OLED TV Rollable
Tela OLED da LG que pode ser enrolada

Riscos

Uma das preocupações em relação às TVs OLED’s é o chamado “burn-in”. Esse efeito ocorre quando uma imagem ou parte de uma imagem permanece fixa na tela por um longo período.

Em canais de notícias como Globo News ou CNN é comum que o logo da empresa ou uma faixa com notícias na parte inferior da tela seja fixo. O mesmo ocorre com canais de esporte e em alguns video games. Ao mudar de canal ou ao assistir a um filme, essa imagem do logo ou da faixa permanece na tela como se fosse um fantasma. Se com o tempo esse fantasma desaparecer, trata-se apenas de uma “image retention”. Se o fantasma não desaparecer, você tem um “burn-in” em sua tela. Não há solução para isso! E normalmente a garantia do seu aparelho não cobre esse tipo de ocorrência.

Saiba mais sobre “burn-in”.

.

Confira outras notícias sobre tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *